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O que a criança faz na terapia?

A psicoterapia para crianças tem o objetivo de tratar questões psicológicas e emocionais específicas do universo infantil. Mais do que diagnosticar ou tratar determinado problema ou conflito, a psicoterapia infantil proporciona à criança, descobertas sobre si mesma e sobre o outro.

A terapia é um processo que deve ser bem estruturado para que os objetivos sejam alcançados. O primeiro passo, consiste na realização de uma entrevista com os pais ou responsáveis e esta sessão, é denominada anamnese. Neste primeiro momento, o psicólogo estará atento a cada informação trazida pelos pais e será possível, para o profissional, ter uma visão geral de todos os aspectos do desenvolvimento da criança, desde o nascimento, até o contexto atual que levou à busca pela terapia.

O terapeuta busca ainda, com os responsáveis pela criança, informações sobre o ambiente em que essa criança vive, como são as relações em casa, com a família, com os amigos, na escola e em outros contextos. Em alguns casos, o terapeuta pode precisar conversar com outras pessoas envolvidas na rotina criança, como os cuidadores, os professores e outros profissionais que estejam envolvidos em algum atendimento multidisciplinar com a criança.

No primeiro atendimento com a criança, o terapeuta irá conversar com o paciente, trazendo algumas informações importantes sobre o processo da terapia. Ele explicará à criança, que aquele espaço é dela e que ela poderá falar sobre o assunto que quiser, pois o psicólogo está ali, justamente para ajudá-la no que for preciso. É natural, que nos primeiros atendimentos, algumas crianças se sintam tímidas e até desconfiadas. Por isso, o terapeuta tem um cuidado especial, para tentar criar um vínculo com essa criança.

A técnica mais utilizada, para avaliar e intervir com as crianças é através do brincar. Por trás de uma brincadeira proposta pelo terapeuta, existe um objetivo e uma programação de avaliação ou intervenção. A criança, tem maior facilidade de se expressar através do brincar e o psicólogo infantil, que é um profissional treinado para utilizar esse recurso, pode ter a percepção, do exato momento em que a criança está falando do brinquedo em si ou se está trazendo alguma informação importante sobre si mesma ou sobre o contexto que esteja vivenciando. É através do brincar, que é possível conhecer melhor as aflições da criança, seus medos e suas dificuldades, sua maneira de agir e reagir no mundo. É também com o recurso lúdico, que é possível realizar as intervenções necessárias na psicoterapia infantil.

A importância dos pais no processo de psicoterapia infantil é extremamente relevante para o tratamento da criança. Psicólogo, criança e família devem trabalhar juntos para que os objetivos da psicoterapia sejam alcançados. Em algumas abordagens de terapia, o psicólogo poderá agendar com os responsáveis, algumas sessões denominadas de “orientação de pais” ou “treinamento parental”. Essas sessões, buscam o desenvolvimento de estratégias eficazes para a relação entre os pais e filhos, potencializando o trabalho realizado com a criança psicoterapia. Durante a orientação parental, o profissional discute sobre dificuldades no manejo com a criança, gerando estratégias para lidar com tais situações. O psicólogo, também pode auxiliar os pais no desenvolvimento de habilidades parentais relevantes, para a resolução das questões enfrentadas.

O cuidado com o estado emocional da criança é de grande importância para que ela possa enfrentar as próximas fases no seu desenvolvimento e amadurecimento sem prejuízos. Portanto, não há limite de idade para iniciar uma psicoterapia infantil. Quanto antes identificada a necessidade desse cuidado, melhor. Se você identifica sinais ou comportamentos que lhe preocupam em uma criança, não deixe de realizar uma avaliação com um psicólogo infantil qualificado.