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Desvendando os mistérios dos tipos de transtorno de aprendizagem

Tempo de leitura: 6 min



Uma vez diagnosticado um transtorno de aprendizagem, que é causado por origem biológica e se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica, se faz necessário compreendê-lo e partir em busca detratamentos adequados.  No DSM V (Manual de diagnóstico e estatística dos transtornos mentais) daAssociação Americana de Psiquiatria são classificados basicamente três tipos de transtorno de aprendizagemTranstorno com prejuízo na leituratranstorno com prejuízo na matemática e transtorno com prejuízo na expressão escrita.

A origem do transtorno de aprendizagem ainda não é sabida de forma exata, mas já podemos dizer que suas causas incluem uma interação de fatores genéticosepigenéticos e ambientais, que influenciam na capacidade do cérebro em perceber ou processar informações.

Transtorno com prejuízo na leitura:

Assim conhecido por Dislexia, esse transtorno de aprendizagem é caracterizado por problemas no reconhecimento preciso na leitura de palavrasvelocidade e fluência, trocas ou omissões e dificuldades ortográficas. Há diferentes graus de comprometimento e os sintomas variam conforme a idade.

Alguns dos sintomas deste transtorno de aprendizagemAtraso na linguagempalavras pronunciadas incorretamente; persistência de fala infantilizadadificuldades em ler palavras não familiares; leitura lenta e que exige grande esforço; adivinhação de palavras; dificuldade para perceber ou produzir rimas; dificuldade em discriminar letras (p/b, t/d, f/v, k/g, s/z, x/j); entre outros.

Transtorno com prejuízo na matemática:

Conhecido com Discalculia, esse transtorno de aprendizagem trata-se da dificuldade em associar as habilidades matemáticas com o mundo que a cerca. Há comprometimento na aquisição de conceitos matemáticos, dominação do senso numéricofatos numéricoscálculos e raciocínio. Os sintomas desse transtorno de aprendizagem também variam conforme a idade. Alguns deles são: Lidar com várias informações ao mesmo tempo; perceber velocidade, temperatura e tempo; dificuldade com os cálculos mentais; dificuldade com sequências temporais, como os meses do ano, ou as noções de ontem, hoje e amanhã; entre outros.

Transtorno com prejuízo na expressão escrita:

A característica desse transtorno de aprendizagem consiste basicamente em habilidades de escrita acentuadamente abaixo do nível esperado.

No transtorno de aprendizagem conhecido como Disgrafia, a alteração é na legibilidade da letra, que geralmente decorrem de déficits em habilidades motoras fina. Como resultado, alguns sintomas desse transtorno de aprendizagem são: Dificuldade para escrever letras e números; mistura de letras maiúsculas e minúsculas; traçado da letra ilegível; dificuldade para realizar cópia; tempo de escrita aumentado; falha em postura, posição do papel e pressão do lápis; entre outros.

No transtorno de aprendizagem conhecido como Disortografia, a escrita é marcada por erros ortográficos, que devem ser investigados com cautela, pois alguns erros fazem parte do processo de aquisição da língua portuguesa. Alguns sintomas desse transtorno de aprendizagem: confunde letras e sílabas em palavras; pode adicionar, omitir ou substituir letras e sílabastrocas ortográficas persistentes; entre outros.

É importante esclarecer, que cada transtorno de aprendizagem trata-se especificamente do comprometimento de tal habilidade. Porque não está relacionado à idade mental ou baixo nível de escolaridade. No entanto, em muitos casos há comorbidade dos transtornos (dificuldade em mais de um domínio, podendo existir a combinação de 2 ou mais transtornos).

Outros transtornos que podem interferir na aprendizagem:

Também já falamos por aqui que existem outros Transtornos de Desenvolvimento ou do Comportamento. Eles interferem também em questões relacionadas ao aprendizado e atingem um grande percentual da população brasileira, assim como o transtorno de aprendizagem TDAH.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Esse transtorno de aprendizagem, caracteriza-se por desatençãohiperatividade e impulsividade. Assim, para que a aprendizagem ocorra, as capacidades ligadas a atenção devem estar preservadas e íntegras. Além disso, esse transtorno de aprendizagem tem início na infância e normalmente estende-se até a vida adulta. O transtorno pode caracterizar-se somente por desatençãohiperatividade ou as duas em conjunto.

Alguns indicadores do Transtorno de Atenção: Comete erros por descuido em atividades escolares; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe é chamado; dificuldade para seguir instruções e finalizar tarefas escolares; dificuldade em se organizar; distrai-se com facilidade; entre outros.

Alguns indicadores do Transtorno de Hiperatividade: Fala em demasia; dificuldade em envolver-se em atividades em silêncio; inquietação; abandona sua cadeira em sala e tem dificuldade em aguardar sentado; age como se estivesse “a todo vapor”; frequentemente interrompe e se insere em assuntos alheios; entre outros.

Diagnóstico e Tratamento

No caso específico dos tipos de Transtorno de Aprendizagem, o diagnóstico e intervenção profissional, psicopedagógica ou fonoaudiológica, são importantes para esclarecer cada caso e intervir para alcançar progressos. Além do trabalho em consultório, esses profissionais podem estabelecer com as escolas um contato, a fim de constituir uma maior qualidade ao processo de aprendizagem, através de adaptações que se fizerem necessárias.

No caso do transtorno de aprendizagem TDAH, o diagnóstico deve envolver, além dos profissionais já citados, médicos e neuropsicólogos. Porque os pacientes podem necessitar de intervenção medicamentosa para minimizar alguns sintomas, tais como a excessiva desatenção e impulsividade.

Já falamos aqui outras vezes sobre a diferença entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, leia: Seu filho está com dificuldade de aprendizagem?