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3 Técnicas de estudos que irão potencializar seus resultados nos estudos

Tempo de leitura: 5 minutos.

 

Ao falarmos sobre formas e técnicas para se estudar, é preciso primeiro dizer que não existe um “método de estudo ideal”, que sirva para todos, cada um deve criar o seu próprio, de acordo com seu perfil e estilo de aprendizagem.

Existem várias técnicas que potencializam os estudos, porém, preciso enfatizar que não são como uma varinha mágica que farão com que o aluno tenha um excelente desempenho se aplicadas, elas são ferramentas úteis para aprender a estudar com menor esforço e maior eficácia, mas não apresentam a mesma utilidade para todos, pois cada um  deve adaptá-las a sua realidade e particularidades.

 

POMODORO

“Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”.  Esse nome foi escolhido depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. Elaborada no fim da década de 1980, a técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Passo a passo:

  • Faça uma lista com as tarefas que estão pendentes;
  • Programe um cronômetro para 25 minutos (não é indicado usar o despertador do celular, para diminuir o risco de distrações;
  • Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (por exemplo, não vale entrar no Instagram e nem ler aquela mensagem bem rapidinho que acabou de chegar no WhatsApp);
  • Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (a sugestão mais indicada é que você se levante e faça algum exercício, como caminhada ou alongamento, mas vale qualquer outra coisa que ajude a relaxar.
  • Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la;
  • Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos);
  • A cada 4 “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 15 a 30 minutos até voltar ao trabalho.

 

Na prática…

Repita isso todos os dias que precisar estudar, faça desta técnica um hábito. Comece fazendo a lista diária (isso ajuda a estabelecer o seu foco) e anote quantos “pomodoros” usou, ao lado de cada tarefa da sua lista. A ideia é que, com o passar do tempo, você descubra quantos “pomodoros” usa para fazer suas atividades (isso vai ajudar a estimar prazos).

Quando o criador do método diz que é para fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo. Você só vai parar se for extremamente urgente. Se lembrar de algo que precisa fazer ou tiver uma ideia enquanto executa um “pomodoro”, anote em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos. Se a interrupção for externa (sua mãe chamando, o chefe ligando) e não der para adiar, você deve cancelar o “pomodoro” e começar outro quando retomar. É um método bem rígido, justamente para evitar distrações e forçar a sua concentração

Depois de experimentar a técnica, e de algum tempo de uso, você pode fazer alguma adaptação no temo, caso sinta necessidade. Exemplo: Aumentar o “pomodoro” para 50 minutos, e consequentemente ajustar o tempo de descanso para 10 minutos. Só é fundamental que o tempo de descanso seja proporcional ao tempo de estudo.

 

 

FLASH CARD

Flash cards são pequenos pedaços de papel com uma pergunta na frente e uma resposta no verso. É um método que foca na memorização (decoreba) e seu uso é simples: basta tentar acertar a resposta atrás do papel.

Este é um método utilizado por alunos do mundo inteiro há aproximadamente 2 séculos.

Os flashcards ganharam popularidade porque permitem a memorização de conhecimentos escolares de forma acessível e eficaz.

No Brasil, muitos estudantes aproveitam a eficiência dos flashcards para aprender e revisar conteúdosde exames e vestibulares

A eficiência dos flashcards tem uma explicação científica, que está diretamente relacionada ao processo natural de esquecimento das informações em seu cérebro.

Quando você assiste a uma aula ou estuda um determinado conteúdo, você memoriza o conhecimento em um primeiro momento. No entanto, basta você analisar a curva de esquecimento, elaborada por Herman Ebbinghaus, para perceber que aquela memória de curto prazo se perde em poucos dias.

Para evitar que você esqueça os conceitos que aprendeu, você precisa praticar a técnica da repetição espaçada. Essa técnica consiste na revisão das informações que você desejar memorizar em um momento precioso: quando você estiver prestes a esquecê-las.

Por isso, os flashcards são tão úteis aos seus estudos. Eles possibilitam que você identifique o grau de memorização de vários conceitos de forma individual.

Depois de criar os seus flashcards, você vai testar seus conhecimentos periodicamente e avaliar quais partes do conteúdo você precisa rever com mais frequência. E então vai alcançar a memorização de longo prazo.

 

Na prática…

Uma forma interessante de memorizar melhor a pergunta é utilizar desenhos e símbolos. Ficará mais fácil fazer a associação.

Faça uma organização de seus cartões para a revisão não ficar confusa. Separe-os por disciplina e, se você tiver vários cartões da mesma matéria, utilize algum tipo de controle nas pilhas. Por exemplo: P1Port (pilha 1 português) e assim por diante.

Embaralhe os cartões para você não cair no vício da memorização em sequência.

Não anote informação sem importância e que você não precisa decorar. Anote apenas as informações indispensáveis e que você ainda não domina.

 

 

ESQUEMA

Fazer um esquema é apontar o mais importante de um tema, pondo-o de tal forma que visualizando-o rapidamente é possível compreender suas inter-relações. Ele serve para sintetizar, destacar, analisar organizar e relacionar as ideias principais com as secundárias. Para fazer o esquema de um texto, é preciso primeiro fazer uma boa leitura do texto para captar as informações principais. Em seguida, sublinha-se os pontos principais e põem-se nele palavras chaves ou frases curtas, diferenciado-as entre si por letras, números, setas ou outros sinais. A ordem partirá do mais para o menos importante, ou seja, virão primeiro as ideias principais e depois as secundárias.  Recomendo que os esquemas sejam feitos em folhas soltas de tamanho padrão, para poder arquivá-los de forma organizada e estruturada. Coloque também um título ou cabeçalho para sintetizar a ideia central e utilize suas próprias palavras porque ajudarão a assimilar e reter os conteúdos com maior facilidade.

 

Para finalizar, enfatizo que o aluno deve conhecer e se apropriar de diferentes técnicas e formas de estudar, dependendo dos objetivos que queira atingir mediante os estudos, aplicará umas técnicas ou outras. No princípio, ele encontrará certa dificuldade em estudar de forma ativa, mas, com o tempo e a prática diária, estudar ficará cada vez mais fácil e rápido.

 

Vanessa Barcelos – Psicopedagoga