Chegou o 6° ano. Seu filho ingressou no Fundamental II. E agora? Uma mistura de medo, ansiedade e insegurança invadem os pensamentos de adolescentes e pais. São muitos os desafios a serem enfrentados: mais disciplinas, mais professores, conteúdos novos, maior exigência curricular, mais para casa, tempo escolar diferente… sem falar nas mudanças do corpo, as alterações hormonais, mudança de interesses e nas relações de amizade.
Nesse início de fase de 6º ano, um dos fatores que ajudará na condução de todo o processo é a organização. Desde o início é preciso que os alunos se organizem, mantendo os cadernos sempre completos, ficando atentos às explicações dos professores e pedindo ajuda em caso de dúvidas, registrando todas as tarefas a serem realizadas, bem como as datas e conteúdos das avaliações. Ter uma rotina diária de estudos é imprescindível para quem quer obter sucesso.
Meu filho está tendo muita dificuldade com a transição para o 6º ano, o que fazer?
É importante que a família acompanhe esse momento de transição do 6º ano para perceber as dificuldades e orientar. Sabemos bem da rotina estressante de trabalho, tantos outros afazeres de muitas famílias e da falta de tempo, mas a atenção dispensada ao adolescente é um tempo produtivo que terá bons frutos no futuro.
Pare um pouco e procure se lembrar de como essa época do 6º ano foi desafiadora para você. Lembro-me bem que, quando chegava do colégio, relatava para minha mãe as dificuldades que enfrentava. E ela, deitada com as pernas para cima, pois era professora, tinha ficado a tarde toda de pé e precisava aliviar as dores causadas pelas varizes, me ouvia e sempre tinha uma palavra de alento para os meus “problemões”.
Não confunda autonomia com abandono
Muitos pais acreditam que, pelo fato do filho estar no 6° ano, já está grande e não precisa de acompanhamento. Engano. Sempre que possível, pergunte como foram as aulas, o que foi ensinado, o que aprendeu de mais interessante e tenha paciência para ouvir. Peça para ver cadernos e livros. Aproveite para olhar se as anotações estão corretas e os exercícios foram feitos e corrigidos.
Ensine seu filho a separar corretamente o material para as aulas do dia. Verificar livros, cadernos, estojo, calendário de atividades extraclasse e de avaliações. Para isso, crie o hábito de registrar tudo na agenda e de consultá-la. Deixar a mochila pronta com antecedência, evita correrias e esquecimentos.
Seja parceiro da escola
Sempre que convocado, participe das reuniões para conhecer a proposta de trabalho da escola, os professores e esclarecer suas dúvidas. É comum os pais quererem saber como seu filho está se comportando na sala de aula. Seja parceiro. Peça orientações diante das dificuldades advindas com a fase. Certamente os professores farão aconselhamentos baseados na experiência que têm.
Busque o equilíbrio
É preciso dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto para acompanhar a vida escolar do adolescente. Eles precisam de muito apoio e sentir que não estão sozinhos, já que estão começando o 6º ano, uma fase nova. A autonomia é construída num ambiente de respeito e diálogo.
“Quando a escola, o pai e a mãe usam a mesma linguagem e têm valores semelhantes, demonstram uma segurança e coerência extremamente favorável ao seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a escola assume para a criança um lugar de aliada, como mais uma interessada em seu bem-estar.” (Içami Tiba)”.
Desafios sempre virão, em todas as novas etapas vivenciadas pelos filhos. Pais que buscam trilhar um caminho de apoio e parceria tornam a caminhada mais leve e produtiva, e a família, só tem a ganhar.
Um abraço e até a próxima!