papel-caneta-1024x682

7 brincadeiras educativas com papel e caneta que vão estimular o aprendizado do seu filho:

Tempo de leitura: 5 min

Brincar é um princípio fundamental que deve ser estabelecido na rotina de qualquer criança. E quando a brincadeira se torna educativa ao mesmo tempo? Maravilha!!! Existem inúmeras brincadeiras educativas que podem ser feitas usando apenas PAPEL e CANETA. Confira algumas sugestões simples, dinâmicas e que talvez você até já conheça:

  • Bingo de Palavras

Esta é uma das brincadeiras educativas que desenvolve a Escritaleitura e ortografia. Este jogo pode ser usado para trabalhar alguma dificuldade ortográfica, por exemplo, incluir palavras somente que terminem com L ou U.

Como brincar: Escolha 20 palavras, escreva cada uma delas em um pequeno pedaço de papel e posicione-as sob a mesa para que todos os jogadores as vejam.

Cada participante deve ter uma folha desenhada com duas linhas verticais paralelas e outras duas linhas, cruzando as verticais, na horizontal, assim formando nove quadrados, como um jogo da velha. Então, cada participante escolhe 9 das 20 palavras e escreve cada uma delas em um quadrado de sua folha.

Após todos escreverem, os papéis devem ser dobrados por um dos jogadores e sorteados um a um. A cada palavra “cantada”, o jogador que a tiver em sua folha deve marca-la com um X. Assim, ganha o jogo quem marcar todas as palavras de sua folha primeiro, gritando “bingo!”.

  • Detetive

Esta é uma das brincadeiras educativas que desenvolve a Atençãoconcentraçãocoordenação visuo-espacial.

Como brincar: Em pequenos pedaços de papéis, escreva os nomes dos personagens do jogo: Detetive (1) , assassino (1) e vítima, o número de vítimas dependerá sempre a quantidade de participantes. Dobre-os e sorteie-os entre os jogadores.

Todos devem formar um círculo, para que cada participante veja todos os outros jogadores. O assassino deve “matar” as vítimas por meio de uma piscada de olho. A vítima, por sua vez, deve dizer “morri!”. O detetive deve estar “ligado” o tempo todo e assim que descobrir que é o assassino deve dizer “preso em nome da lei!”. O jogo termina quando o assassino “mata” todas as vítimas ou quando o detetive o prende.

  • Rótulos

Esta é uma das brincadeiras educativas que desenvolve a Interação socialraciocínio e atenção.

Como brincar: Escreva em pedaços de papéis “rótulos” diversos. O grupo pode definir uma temática, como, por exemplo, sentimentos: Alegria, tristeza, raiva, medo, etc. Cada participante deve pegar seu rótulo, grudar na testa, sem olhá-lo, e começar a circular entre os demais participantes. Cada jogador deverá interagir com o outro fazendo mímicas, caras e bocas que deem pistas sobre seu rótulo. Ganha o jogo quem descobrir primeiro o seu próprio.

  • Adedanha ou Stop

Esta é uma das brincadeiras educativas que Promove a interação e exige concentração e raciocínio rápido, além de conhecimentos de diversas áreas.

Como brincar: Defina com os participantes as categorias que estarão no jogo – nome, animal, fruta, programa de TV e cor, por exemplo. Cada jogador coloca em sua folha as categorias em colunas. Em seguida, o grupo define qual letra será usada na rodada (através do jogo de adedanha ou qualquer outra estratégia), então, os jogadores, devem completar as categorias com palavras que iniciem com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita “stop!”, e todos os jogadores devem parar de escrever imediatamente.
Em seguida, os jogadores contabilizam os pontos: para quem escrever a mesma palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos.

  • Dicionário

Esta é uma das brincadeiras educativas onde os participantes conhecem palavras diferentes e aumentam o vocabulário.

Como brincar: Além de papel e caneta, você vai precisar de um dicionário. Em cada rodada, os jogadores devem eleger um líder, que ficará com o dicionário. Ele deve abrir em uma página aleatória e escolher, uma palavra pouco conhecida.

Os outros jogadores, quando ouvirem a palavra, devem tentar adivinhar seu significado, escreverem um pedaço de papel e entregar ao líder, que deverá ler todas as definições em voz alta. O líder deve apontar qual jogador mais se aproximou da definição correta e este ganhará um ponto. Vence o jogo, o jogador que atingir o maior número de pontos.

  • Forca

Esta é uma das brincadeiras educativas que Amplia o vocabulário e trabalha a ortografia, e é um exercício de raciocínio e concentração.  Ao escolher a palavra, opte por palavras que a criança esteja apresentando erro na escrita, por exemplo, palavras com “RR”, “SS”, “Ç”, etc.

Como brincar: Para começar, um dos jogadores pensa em uma palavra e desenha no papel um risquinho para cada letra. Os demais jogadores devem adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. A cada vez que um dos jogadores errar, o bonequinho na forca vai ganhando um membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços).

Se o bonequinho for completado, o jogador que pensou na palavra ganha um ponto. Em cada rodada os participantes vão alternando a função de escrever e adivinhar. Ao final, ganha o jogador que acumular mais pontos.

  • Jogo da Velha

Esta é uma das brincadeiras educativas que Parece uma brincadeira simples, mas desenvolve o raciocínioestratégia e a concentração das crianças.

Como brincar: Desenhe duas linhas verticais paralelas no papel. Depois, cruze-as com outras duas linhas horizontais, formando nove quadrados. Jogando alternadamente, cada participante, com seu símbolo (X e O), deve tentar completar uma fileira na vertical, horizontal ou diagonal. Aquele que completar primeiro é o vencedor! Se nenhum ganhar, é velha!

Nós também já demos algumas dicas aqui de Jogos para a Alfabetização. Brincadeiras simples e sensacionais!

Gostou das dicas? Aproveite então os momentos de lazer para estimular seu filho e estreitar os laços familiares. Não deixe de conferir mais dicas e conteúdos disponíveis em nosso Blog.