fatos-multiplicação

7 regras simples e fundamentais para decorar a tabuada da multiplicação

Tempo de leitura: 7 min

 

“Como faço para ensinar meu filho a tabuada? ” Quantas vezes você já não se fez essa pergunta? A angústia dos pais se explica pela dificuldade que muitos estudantes encontram ao estudar matemática decorar a tabuada. Além disso, preocupados, os pais tendem a dizer que “Meu filho se parece comigo. Eu também era ruim na matemática. ”

 

tabuada é como se fosse a alfabetização na matemática; é fundamental para a resolução de qualquer problema matemático. É importante dominá-la e decorar a tabuada pois favorece o avanço nos estudos com mais rapidez e facilidade.

Antes de decorar a tabuada de multiplicação, o aluno deve compreendê-la por meio de atividades que mostrem a relação entre os números e as propriedades da multiplicação, assim como a proporcionalidade e a comutativa, sem que para isso seja necessário apresentar a definição delas. Além disso, ele precisa entender a lógica primeiro, não adianta só decorar.

Geralmente os alunos apresentam facilidade para aprender as tabuadas de adição e subtração. Mas quando chega na multiplicação e divisão é um problema! Porque, como a divisão é a operação inversa da multiplicação, devemos reforçar o aluno a decorar a tabuada de multiplicação e ai ficará mais fácil saber a de divisão.

 

Para decorar a tabuada da multiplicação – Regras básicas

1. Todo número multiplicado por 0 é igual a 0.

Exemplo: 5×0=0

 

2. Todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo.

Exemplo: 5×1=5

 

3. A ordem dos fatores não altera o produto.

Exemplo: 5×6=30 e 6×5=30

 

4. Na tabuada de 2, os produtos são sempre números pares. Porque vai de 0 a 20, aumentando de 2 em 2.

Exemplo: 2×0=0, 2×1=2, 2×2=4, 2×3=6, 2×4=8, 2×4=10…

 

5. Na tabuada de 5, os resultados sempre terminam em 0 ou 5. Sempre aumentando de 5 em 5.

Exemplo: 5×0=0, 5×1=5, 5×2=10, 5×3=15, 5×4=20, 5×5=25…

 

6. Na tabuada de 10, basta acrescentar um zero no final da parcela que se está multiplicando.

Exemplo: 10×6=60

 

7. A multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes

Exemplo: 3×6=6+6+6=18

 

Uma dica: Se decorar a tabuada e as dicas acima, fica fácil chegar ao resultado de alguma operação que não se lembra. Assim, sabendo que 9 x 9 = 81, dá para saber que para ter o resultado de 9 x 8, basta tirar 9 unidades.

9 x 9 = 81

– 9

9 x 8 = 72

 

Após decorar a tabuada e se apropriar destas regras básicas e fundamentais é só praticar e se divertir. Porque, decorar a tabuada é, para a maioria dos estudantes, uma tarefa cansativa e desinteressante. Em contraste, existem jogos, que facilitam a aprendizagem e mostram um lado divertido de estudar.

Existem ainda assim, opções que você encontra em lojas específicas de jogos e brinquedos, que auxiliam também no estudo e decorar a tabuadabingo matemáticobatalha navaljogo da memória da multiplicaçãodominó dos fatos, entre outros.

Além de decorar a tabuada, você pode ensinar a seu filho na educação financeira com 3 dicas essenciais de educação financeira para crianças!

Espero que estas dicas ajudem seu filho a estreitar a relação com a tabuada e entender, definitivamente, sua valiosa importância para o aprendizado da Matemática.