motivação

Motivação nos estudos: 4 dicas rápidas para ajudar o seu filho

Tempo de leitura: 4 minutos

Provavelmente, se o título deste artigo te chamou a atenção, é porque você está sofrendo com a falta de motivação do seu filho para o estudo. Imagino que se você se interessou pelo tema, é possível que algumas das notas dele ficam abaixo da média ao longo do ano, que você tem que ficar cobrando insistentemente para que ele faça os deveres de casa, que recebe bilhetes na agenda pela falta de entrega de trabalhos e exercícios, que escuta dele que os professores são chatos, e por aí vai. 

Muitos alunos têm a crença de que estudar é uma obrigação, algo pesado, difícil e desprazeroso. Mudar isso, começa pela atitude dos pais com relação a abordagem que eles dão à vida acadêmica para os filhos.

Então, vamos lá, preparei 4 dicas para que neste novo ano escolar a família possa conseguir reverter o comportamento do filho não motivado em um aluno interessado em aprender:

 1 – Identifique se existe algum problema na aprendizagem

O primeiro passo é descartar a possibilidade de algum transtorno de aprendizagem. Uma forma de identificar se o aluno possui algum transtorno é observando se ele está muito atrasado na escola e se apresenta alta frustração relacionada ao aprendizado.

Geralmente, a escola é a primeira a perceber, mas ocorre de demorar a chamar os pais para relatar o problema. Até lá, o aluno se sente não motivado porque não consegue acompanhar a turma, implicando em baixa autoestima e tornando a vida acadêmica aversiva.

Quando o problema é detectado e conduzido da maneira correta, com o apoio de um profissional adequado, o aluno volta a acompanhar de forma regular os estudos e, ainda que tenha algumas dificuldades, terá bons resultados com o empenho próprio.

 2- Demonstre uma atitude positiva para gerar motivação 

As palavras dos pais são muito importantes. Por isso, crie o hábito de dizer como você acredita na capacidade do seu filho, como sabe que ele é inteligente e capaz de alcançar grandes resultados, isso gera uma grande motivação nele. Elogie também o esforço e as boas notas, isso quer dizer que ele não precisa tirar um total para que você o perceba.

Mostrar para os filhos que o estudo é prazeroso através de seu próprio comportamento, é muito importante. Se, por exemplo, o seu filho percebe que você tem o hábito da leitura, ele vai ficar no mínimo instigado a entender o porquê você ocupa o seu precioso seu tempo lendo.

E sempre que possível, leve-o à museus, exposições ou a outros espaços educativos, principalmente aos que possuem opções interativas, onde possam aprender de forma diferente e divertida.

3- Participe e acompanhe para gerar motivação

É positivo que as crianças vejam seus pais comparecerem nas reuniões da escola, participarem das atividades e colaborarem com os professores constantemente. Isso faz com que o seu filho sinta que você se preocupa com ele. É muito importante também que os pais conheçam o método de ensino e avaliação da escola, que procure avaliar o que é exigido de seu filho e de que forma ele será avaliado.

Além disso, você pode criar com ele uma rotina de estudos e ajudá-lo sempre que perceber alguma dificuldade. Muitas vezes a criança/aluno se irrita ou se frustra perante um desafio do aprendizado de um novo conceito, o que gera prejuízos a motivação.

4- Contextualize a importância dos estudos

É natural que as crianças/jovens não consigam identificar os efeitos que a educação pode proporcionar ao seu futuro. Por isso, pensam que estudar é uma tarefa árdua. Conte para o seu filho diferentes experiências de pessoas que tiveram sucesso em qualquer profissão através do empenho nos estudos. Isso com certeza vai ajudá-lo com a motivação nas tarefas escolares.

É primordial que você ajude o seu filho a desenvolver a visão em um futuro próximo, explicando os benefícios que o foco nos estudos pode proporcionar com o decorrer do tempo. Além disso, tente fazer um vínculo da disciplina que ele está estudando com algo que ele pode utilizar para a sua vida atual ou em médio/longo prazo.

Invista seu tempo para dialogar com o seu filho, explicando o quanto estudar, pode, sim, ser agradável e garantir benefícios tanto para o futuro dele quanto para mudar o mundo que ele vive. Incentivar a disciplina, apoiá-lo nas dificuldades e motivá-lo a ser cada vez melhor, são fatores essenciais para que os pais motivem os filhos na vida escolar.