Tempo de leitura: 3 minutos
Crianças inquietas, por muitos anos, foram consideradas malcriadas ou pirracentas. Com o passar dos anos, o TDAH se tornou mais conhecido, a ciência foi se desenvolvendo e muitos pais se perguntam se a agitação de seus filhos é déficit de atenção. Contudo, essa inquietação pode ter vários motivos e, isoladamente, não é suficiente para diagnosticar a criança com TDAH.
O que é TDAH?
O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que envolve padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento diário. A sigla significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Os sintomas típicos do TDAH incluem dificuldade em prestar atenção, impulsividade e hiperatividade. Crianças com TDAH podem ter problemas na escola, em casa e em atividades sociais devido a esses comportamentos.
Se você estiver preocupado com o comportamento do seu filho, é recomendável procurar a avaliação profissional. Aqui na Evoluir DH, possuímos uma equipe de psicólogas, neuropsicólogas e psicopedagogas especializada em diagnóstico de TDAH.
Veja também: Dificuldades de atenção e concentração, pode ser TDAH?
Se não é TDAH, qual pode ser a origem da inquietação do meu filho?
Há vários fatores, por isso, é importante considerar consultar um profissional da infância para ter certeza da origem dessa inquietação e traçar um caminho para melhorar a qualidade de vida do seu filho.
Vejamos alguns dos prováveis motivos:
Problemas de sono
A falta de sono adequado pode levar a problemas de comportamento, facilmente confundíveis com os sintomas de TDAH.
Ansiedade
A ansiedade pode causar inquietação em crianças. Elas podem se sentir nervosas ou preocupadas, o que pode levar a comportamentos inquietos e a falta de atenção.
Problemas de aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem, como Dislexia e Discalculia, podem fazer com que as crianças se sintam frustradas e inquietas.
Veja também: Seu filho está com dificuldades escolares? Saiba como o trabalho psicopedagógico pode ajudar!
Dieta e nutrição
Alguns estudos sugerem que a dieta pode desempenhar um papel no comportamento das crianças. Por exemplo, a ingestão excessiva de açúcar e ou a falta de certos nutrientes pode levar à inquietação.
Problemas de saúde física
Condições de saúde como baixa visão, asma, alergias ou problemas de tireoide podem causar inquietação em algumas crianças, sobretudo as mais novas.
É importante lembrar que cada criança é única e pode haver outras várias razões para a inquietação, mas, muitas vezes, pode ser apenas uma criança mais agitada e não tem nada de errado com isso. Fazer com que essa criança gaste essa energia com alguma atividade física, pode acalmá-la.