A Dislexia é um distúrbio de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizado pela dificuldade no processo de leitura e escrita. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno atinge de 0,5% a 17% da população mundial e pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal, ou mesmo superior, e persistir na vida adulta.
Outros fatores que podem vir associados ao distúrbio são déficits nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo e/ou visual e desenvolvimento psicomotor.
A Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho escolar de estudantes sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.
Como a Dislexia pode ser facilmente confundida com outros distúrbios de aprendizagem, é importantíssimo ficar atento aos sinais para realizar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Quais são os sintomas da Dislexia?
Os sintomas podem variar de acordo com os diferentes graus de gravidade e fases da vida e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas e dificuldade em manusear mapas, dicionários ou listas telefônicas podem indicar o problema.
Disléxicos típicos não conseguem falar sons como L ou R. Já disléxicos não típicos costumam trocar as letras S e T ou D e T, por exemplo. Outro ponto de observação é que as pessoas com o distúrbio têm problema com a consciência fonológica, que é a dificuldade de perceber que uma palavra é constituída por sílabas e as sílabas são constituídas por vogais e consoantes. Vamos conferir os sintomas de acordo com as fases da vida:
Dislexia na primeira infância:
● Atraso da fala e linguagem;
● Dispersão;
● Falta de atenção;
● Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
● Dificuldade com jogos que envolvem noção espacial, como com quebra-cabeças;
● Dificuldade em aprender números, alfabeto, cores e formas.
Dislexia na idade escolar:
● Dificuldade em aprender a ler e a escrever;
● Desatenção e dispersão;
● Dificuldade para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos;
● Troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas;
● Dificuldade de organização temporal e espacial e coordenação motora;
● Dificuldade em aprender um novo idioma;
● Dificuldade na coordenação motora grossa (ginástica, dança etc.) e/ ou fina (letras, desenhos, pinturas etc.)
Dislexia na fase adulta:
● Dificuldade em resumir o que aprendeu;
● Leitura lenta com bastante imprecisão;
● Necessidade de ler várias vezes a mesma coisa para compreender;
● Dificuldade na escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento ou confusão em relação à pontuação e gramática;
● Dificuldade para se organizar, planejar e manejar tarefas e o tempo.
Quais são as causas da Dislexia?
O distúrbio pode ser causado por vários fatores, principalmente genéticos. Na maioria dos casos, a doença é hereditária, dificultando a prevenção do seu desenvolvimento. Alguns estudos citam outras causas para a Dislexia, como atraso no desenvolvimento do sistema nervoso central, dificuldade de comunicação entre certos neurônios e problemas com a estrutura do cérebro.
É importante ressaltar que, mesmo sendo um transtorno que causa dificuldades de aprendizagem, a Dislexia não afeta a inteligência dos portadores. Existem vários casos conhecidos de Dislexia que são referências no estudo e gênios da arte, como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Albert Einstein, Walt Disney, John Lennon, entre outros.
Como é feito o diagnóstico da Dislexia?
O diagnóstico da Dislexia é feito por exclusão, geralmente por uma equipe multidisciplinar. Antes de dizer que uma pessoa tem Dislexia, é preciso descartar deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolaridade inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir no aprendizado.
O distúrbio não tem cura, mas terapias realizadas com fonoaudiólogo e psicopedagogo ajudam muito no processo de evolução de seus sintomas. É fundamental que seja implementado um método sistemático de aprendizado da leitura com apoio de todos os sentidos (visão, audição e tato), de forma conjunta.