Crianças diversas rindo em uma escola inclusiva

Como deve ser uma Escola Inclusiva?

Uma escola inclusiva é aquela que busca atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, ou seja, deve valorizar a diversidade e respeitar as diferenças entre os estudantes, proporcionando a eles um ambiente acolhedor e seguro, onde possam desenvolver seu potencial de forma plena.

Como eu sei que a escola é inclusiva?

É importante observar se a escola possui:

1- Políticas de inclusão

Uma escola inclusiva tem políticas claras de inclusão que são divulgadas e implementadas. Elas devem garantir que todos os alunos sejam tratados com respeito e igualdade, independentemente de suas habilidades ou limitações.

2- Ambiente acolhedor

A escola inclusiva deve oferecer um ambiente acolhedor e seguro para todos os alunos. Isso significa que a escola deve ser livre de preconceitos e discriminações, promovendo a cultura do respeito e da tolerância.

3- Currículo adaptado

É muito importante ter um currículo adaptado às necessidades de todos os alunos especiais. Isso implica, em muito dos casos, ter uma sala especial e abrir concessões para esse estudante, como por exemplo, permitir que um autista possa usar fones para abafar o som do ambiente e evitar seu estresse. Ademais, deve contar com estratégias pedagógicas diferenciadas, recursos tecnológicos e materiais didáticos variados, que possam atender às diferentes formas de aprendizado dos alunos.

4- Profissionais capacitados

A escola inclusiva deve contar com profissionais capacitados e preparados para atuar com alunos de diferentes perfis. Em muitos casos, pode ser necessário a contratação de um professor de apoio, sem custos adicionais ao aluno.

5- Acessibilidade

Uma escola inclusiva deve ser acessível a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. A escola deve contar com rampas de acesso, banheiros adaptados, equipamentos específicos e outros recursos que possam facilitar a inclusão de todos os alunos.

adolescente cadeirante olhando uma escada em uma escola inclusiva inadequada

Mitos da inclusão

Apesar dos avanços na discussão sobre inclusão escolar, ainda existem alguns mitos que podem dificultar a implementação desse modelo. Conheça alguns deles a seguir:

Inclusão é apenas para alunos com deficiência física

A escola inclusiva deve abranger todos os alunos, independentemente de suas características individuais. O objetivo é garantir que todos tenham acesso ao aprendizado e ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Alunos com deficiência não conseguem acompanhar a turma

Com a devida adaptação curricular e o apoio de profissionais especializados, os alunos com deficiência podem acompanhar a turma e desenvolver suas habilidades e competências.

Inclusão escolar é cara e difícil de implementar

Pelo contrário, pode ser implementada com medidas simples e de baixo custo na maioria dos casos, como a adaptação de materiais didáticos e a capacitação de professores.

Alunos com deficiência precisam de escolas especiais

As escolas especiais podem oferecer um atendimento adequado para alguns alunos com deficiência, mas o ideal é que a inclusão seja feita em escolas regulares e algum professor de apoio ofereça o suporte necessário, para que todos os alunos possam conviver e aprender juntos.

Veja também: O acompanhamento psicopedagógico soluciona as dificuldades de aprendizagem?

Eu, como responsável, posso exigir que a escola se torne inclusiva?

Sim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garante o direito à educação inclusiva para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou necessidades educacionais especiais. Se a escola não está oferecendo um ambiente inclusivo para o seu filho, você pode buscar os seus direitos por meio de medidas legais.

Além disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma o direito à educação para todos os seres humanos no artigo 26, em que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”. O decreto afirma que a educação deve ser orientada para o pleno desenvolvimento e fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, independente da sua condição ou pensamento, e pelas liberdades fundamentais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada ano escolar, desde a educação infantil até o ensino médio. No contexto da inclusão, a BNCC estabelece que a escola deve garantir o acesso ao aprendizado para todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Nesse contexto, a BNCC enfatiza a importância da adaptação curricular, ou seja, a possibilidade de adaptar a metodologia de ensino e a avaliação para atender às necessidades de cada aluno. Isso pode incluir o uso de recursos tecnológicos, a adoção de técnicas de ensino diferenciadas e a oferta de aulas de reforço.

➡️Caso a escola do seu filho não esteja cumprindo essa lei, faça sua denúncia clicando aqui.

A Evoluir abraça e estuda a causa. Somos especialistas em atendimentos clínicos de Psicologia e Psicopedagogia, além de atuar em conjunto com a família e a escola para propiciar a melhor experiência na aprendizagem. Visite nossas redes sociais e faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!