Uma escola inclusiva é aquela que busca atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, ou seja, deve valorizar a diversidade e respeitar as diferenças entre os estudantes, proporcionando a eles um ambiente acolhedor e seguro, onde possam desenvolver seu potencial de forma plena.
Como eu sei que a escola é inclusiva?
É importante observar se a escola possui:
1- Políticas de inclusão
Uma escola inclusiva tem políticas claras de inclusão que são divulgadas e implementadas. Elas devem garantir que todos os alunos sejam tratados com respeito e igualdade, independentemente de suas habilidades ou limitações.
2- Ambiente acolhedor
A escola inclusiva deve oferecer um ambiente acolhedor e seguro para todos os alunos. Isso significa que a escola deve ser livre de preconceitos e discriminações, promovendo a cultura do respeito e da tolerância.
3- Currículo adaptado
É muito importante ter um currículo adaptado às necessidades de todos os alunos especiais. Isso implica, em muito dos casos, ter uma sala especial e abrir concessões para esse estudante, como por exemplo, permitir que um autista possa usar fones para abafar o som do ambiente e evitar seu estresse. Ademais, deve contar com estratégias pedagógicas diferenciadas, recursos tecnológicos e materiais didáticos variados, que possam atender às diferentes formas de aprendizado dos alunos.
4- Profissionais capacitados
A escola inclusiva deve contar com profissionais capacitados e preparados para atuar com alunos de diferentes perfis. Em muitos casos, pode ser necessário a contratação de um professor de apoio, sem custos adicionais ao aluno.
5- Acessibilidade
Uma escola inclusiva deve ser acessível a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. A escola deve contar com rampas de acesso, banheiros adaptados, equipamentos específicos e outros recursos que possam facilitar a inclusão de todos os alunos.
Mitos da inclusão
Apesar dos avanços na discussão sobre inclusão escolar, ainda existem alguns mitos que podem dificultar a implementação desse modelo. Conheça alguns deles a seguir:
Inclusão é apenas para alunos com deficiência física
A escola inclusiva deve abranger todos os alunos, independentemente de suas características individuais. O objetivo é garantir que todos tenham acesso ao aprendizado e ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.
Alunos com deficiência não conseguem acompanhar a turma
Com a devida adaptação curricular e o apoio de profissionais especializados, os alunos com deficiência podem acompanhar a turma e desenvolver suas habilidades e competências.
Inclusão escolar é cara e difícil de implementar
Pelo contrário, pode ser implementada com medidas simples e de baixo custo na maioria dos casos, como a adaptação de materiais didáticos e a capacitação de professores.
Alunos com deficiência precisam de escolas especiais
As escolas especiais podem oferecer um atendimento adequado para alguns alunos com deficiência, mas o ideal é que a inclusão seja feita em escolas regulares e algum professor de apoio ofereça o suporte necessário, para que todos os alunos possam conviver e aprender juntos.
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Eu, como responsável, posso exigir que a escola se torne inclusiva?
Sim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garante o direito à educação inclusiva para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou necessidades educacionais especiais. Se a escola não está oferecendo um ambiente inclusivo para o seu filho, você pode buscar os seus direitos por meio de medidas legais.
Além disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma o direito à educação para todos os seres humanos no artigo 26, em que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”. O decreto afirma que a educação deve ser orientada para o pleno desenvolvimento e fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, independente da sua condição ou pensamento, e pelas liberdades fundamentais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada ano escolar, desde a educação infantil até o ensino médio. No contexto da inclusão, a BNCC estabelece que a escola deve garantir o acesso ao aprendizado para todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Nesse contexto, a BNCC enfatiza a importância da adaptação curricular, ou seja, a possibilidade de adaptar a metodologia de ensino e a avaliação para atender às necessidades de cada aluno. Isso pode incluir o uso de recursos tecnológicos, a adoção de técnicas de ensino diferenciadas e a oferta de aulas de reforço.
➡️Caso a escola do seu filho não esteja cumprindo essa lei, faça sua denúncia clicando aqui.
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