Como a intervenção psicopedagógica é construída

Como a intervenção psicopedagógica é construída?

A Intervenção Psicopedagógica é a segunda etapa do trabalho de psicopedagogia. Para se chegar nesta fase, o trabalho se inicia sempre com a etapa de avaliação psicopedagógica e, seu objetivo, é avaliar as competências e habilidades que aquele estudante já deve apresentar de acordo com sua faixa etária e série escolar.

São avaliadas as habilidades cognitivas (raciocínio, atenção e concentração, memória), pedagógicas (conhecimentos matemáticos, nível de leitura, escrita e interpretação, noções geográficas e espaciais), vínculo com a aprendizagem, métodos e processos de estudo/aprendizagem, rotina, entre outros fatores.

Após esta avaliação, é gerado um laudo com todos os resultados observados, prognóstico e as indicações necessárias para aquele estudante. Se necessário, se inicia a etapa de intervenção psicopedagógica, que é onde serão estimuladas as habilidades que se encontraram em defasagem na etapa de avaliação.

Qual a importância da intervenção psicopedagógica?

Em geral, as intervenções psicopedagógicas são necessárias para resolver problemas de aprendizagem, que podem levar a déficits de conhecimento nas crianças. Este tipo de intervenção, além de buscar estimular as habilidades em defasagem do paciente durante as sessões em consultório, também irá orientar a família e a escola sobre as melhores práticas e condutas a serem adotadas. As características do ambiente escolar, dos educadores e dos próprios alunos são critérios essenciais que devem ser considerados na construção da intervenção.

Quais recursos são aplicados na intervenção psicopedagógica?

Existem diferentes recursos, técnicas e metodologias que podem ser adotados neste momento. A escolha de cada um dependerá do quadro analisado pelo psicopedagogo. Brincadeiras, jogos, atividades e até testes nesta fase tendem a ser muito eficazes e permitem uma abordagem mais ampla das necessidades particulares de cada criança.

Não pense que brincar poder ser “bobo” ou um método ineficaz! São nas brincadeiras que as crianças criam o seu próprio mundo, assim, desenvolvem e adquirem competências e habilidades importantes para toda a sua vida.

Jogos e brincadeiras são excelentes estímulos, acima de tudo quando bem empregados, podem contribuir para o processo de alfabetização do seu filho, já que trabalha a escrita, o reconhecimento de letras, leitura, consciência fonológica (capacidade de identificar e manipular os sons das letras) e os demais aspectos que envolvem a alfabetização.

Utilizamos de inúmeros recursos na intervenção psicopedagógica, muitos são jogos, e outros são protocolos estruturados para desenvolvimento de habilidades diversas, de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada paciente.

A intervenção psicopedagógica tem metas, objetivos e propostas muito bem detalhadas, e a reavaliação das dificuldades de aprendizagem é realizada para medir resultados e progressos. A duração da intervenção psicopedagógica depende do grau de dificuldade e capacidade de assimilação, bem como o empenho do paciente, pais e professores durante o período da intervenção.

Aqui na Evoluir, nosso time de psicopedagogas é especialista em diagnósticos e intervenções psicopedagógicas de crianças e adolescentes. Faça um contato conosco para receber mais informações, será um prazer lhe atender!