Tempo de leitura: 4 minutos.
Vamos fazer um jogo? Oba! Dificilmente esse convite vai ser negado. Agora, seu eu disser: Vamos estudar matemática? Ih! Muita gente torce o nariz. A Matemática é uma disciplina que sofre um certo “bullying” naescola. Isso não acontece só com as crianças, muitos pais tem a mesma atitude quando se trata dessadisciplina.
Mas quem disse que estudar Matemática não é legal? Você pode mostrar para o seu filho que Matemática, não é difícil e nem chata. Como? Através dos jogos matemáticos. Isso mesmo, brincando podemos desenvolver o raciocínio lógico infantil.
A psicopedagoga Ana Maria Antunes de Campos, em seu livro “Jogos Matemáticos: uma nova perspectiva para discalculia”, discorre sobre a importância do uso de jogos matemáticos.
Ela fala de sua contribuição eficaz para o desenvolvimento educacional do estudante. Além disso, ela afirma que os jogos são estímulos para o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico infantil na criança.
Os jogos matemáticos podem ser utilizados para estimular habilidades
Como o raciocínio lógico está presente em diversas situações do cotidiano, se trata de uma habilidade que utilizaremos por toda a vida. Sendo assim, é muito importante estimula-la.
Ao utilizar jogos que desenvolvem o raciocínio lógico infantil nos momentos de estudo, mostramos que estudar é algo prazeroso. Além disso mostramos que a Matemática pode ser muito divertida. O uso de ferramentas concretas e lúdicas comprova que a disciplina está muito mais ao nosso alcance do que imaginamos. Por isso, é importante que o seu filho saiba que não se trata somente de uma brincadeira, mas também um momento de aprendizado.
Inserir os jogos matemáticos nas brincadeiras e rotina de estudos do seu filho é mais simples do você imagina, você pode utilizar jogos para desenvolver o raciocínio lógico infantil, que possivelmente você já tenha em casa, como:
- Damas
Muito conhecido como um jogo de estratégia e associado a momentos de distração, o jogo de Damas é um excelente exercício de raciocínio lógico infantil.
- Xadrez
Um ótimo jogo que desenvolve o raciocínio lógico infantil! Há muito mais matemática por detrás desse jogo do que se imagina. E apesar de ter fama de um jogo difícil e de cunho muito intelectual, sua prática mostra aos jogadores que ele não é tão difícil assim, só precisa de uma boa dose de atenção e concentração para se aprender. Pode-se ainda trabalhar com ele conteúdos relacionados à potenciação, multiplicação e até raiz quadrada. Vale a pena aprender e estudar brincando.
- Banco Imobiliário
Um jogo riquíssimo na exploração dos conceitos matemáticos, que vai depender da idade do jogador, mas que também desenvolve o raciocínio lógico infantil.
Para os menores, trabalha desde a adição, quando se deve somar as quantidades sorteadas nos dois dados e principalmente o sistema monetário. Para os maiores, é possível explorar ainda conhecimentos de cunho mais estratégico, como operações mais complexas e negociações lógicas e empreendedoras.
- Resta um
Este jogo é um tipo de quebra-cabeça bastante antigo, mas ainda muito utilizado e fácil de encontrar que também desenvolve o raciocínio lógico infantil. Trabalha o raciocínio lógico matemático, estimulação do conceito espacial e da capacidade de previsibilidade.
- Cubo Mágico
O brinquedo possui 6 lados subdivididos em 9 pequenos quadrados, onde o objetivo é embaralhar as peças e depois ordená-las igualando as cores de cada face. Para isso, são explorados conceitos da geometria espacial, análise combinatória, probabilidade, entre outros, outro jogo sensacional que desenvolve o raciocínio lógico infantil.
Então, que tal propor ao seu filho, uma tarde de jogos? Ou até mesmo inseri-los a rotina de estudos? Faça um teste, seu filho pode descobrir que estudar matemática é um máximo!
Aqui no blog da Evoluir, nós também já demos dicas essenciais de educação financeira para crianças! Além de desenvolver o raciocínio lógico infantil, você ainda consegue educar seu filho para que tenha um ótimo futuro financeiro!