Tempo de leitura: 5 min
Sabe quando nos esforçamos ao máximo, mas não conseguimos sucesso em nossas empreitadas? Muitas vezes o que acontece é que desprendemos muita energia e não conseguimos otimizar o tempo e tornar mais eficiente a nossa rotina. Para os nossos filhos não é diferente, principalmente quando se trata dos estudos.
A infância está cercada de descobertas, brincadeiras e aprendizados. Além disso, é nesta fase que o seu filho se depara com o mundo das letras, palavras e histórias. A alfabetização é um processo individual, que acontece e se consolida através de estímulos orientados. A escola tem papel fundamental na estruturação desse processo, mas os pais podem colaborar e muito para o seu sucesso, usando jogos para a alfabetização que auxiliam nessa etapa.
Acompanhar e contribuir para a formação do filho é um desejo que ocupa a mente de muitos pais, principalmente quando se trata de alfabetização. Você também se preocupa e pensa de que forma pode colaborar para a alfabetização do seu filho? Pois saiba que o brincar, além de promover o carinho e a interação entre vocês, pode contribuir e ajudar nessa missão e os jogos para a alfabetização terão papel fundamental.
Nós já demos aqui, algumas dicas de aplicativos que ajudam nos estudos. Saiba mais clicando aqui!
O que estes jogos proporcionam?
Ao brincar a criança cria o seu próprio mundo, assim, desenvolve e adquire competências e habilidades importantes para toda a sua vida. Jogos e brincadeiras são excelentes estímulos, acima de tudo quando bem empregados, podem contribuir para o processo de alfabetização do seu filho. Porque trabalha a escrita, o reconhecimento de letras, leitura, consciência fonológica(capacidade de identificar e manipular os sons das letras) e os demais aspectos que envolvem a alfabetização, e isso tudo pode ser desenvolvido nos jogos para a alfabetização infantil.
Jogo da Rima
Este é um dos jogos para a alfabetização que tem o objetivo de trabalhar a consciência fonológica. Porque consiste em identificar palavras que rimam, habilidade fundamental na construção da alfabetização.
Você pode fazer o jogo de forma oral, onde cada jogador escolhe palavras de forma aleatória, assim o outro jogador precisa rimar: Peteca, caneca o que mais rima com boneca?
Você pode elaborar um pouco mais os jogos para a alfabetização, deixando-os mais lúdicos e atrativos. Você pode escolher imagens (de revistas, jornais, folhetos de supermercado ou qualquer outro impresso), virá-las pra baixo, e a cada figura escolhida o jogador precisa encontrar uma palavra que rime com aquela imagem.
Jogo da Forca
No jogo para a alfabetização da forca, seu filho terá que descobrir uma palavra, através de dicas e da quantidade de letras que a compõem. O primeiro jogador inicialmente escolhe uma palavra e dá a dica para o segundo jogador da quantidade de letras e alguma outra dica, como: “é uma fruta”, “é um animal selvagem”… O segundo jogador, por sua vez, precisa escolher as letras, uma a uma, que compõem a palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do boneco do jogador (6 partes no total). Se o jogador acertar a palavra ele marca um ponto. Se errar, deu forca, e o primeiro jogador é quem marca o ponto.
É um jogo muito antigo, mas divertido, ótimo para aprender e o seu filho vai adorar!
Alfândega
A brincadeira começa dizendo:
Meu nome é Patrícia, fui à Paris e comprei uma panela.
Eu digo o meu nome, o nome de um país ou cidade e o objeto que comprei. A criança deve perceber a lógica da brincadeira, que é o uso da inicial do seu nome. Mas você não pode dizer, ela tem que descobrir sozinha e tentar fazer também. É um dos ótimos jogos para a alfabetização e para desenvolver um raciocínio lógico, aqui já demos algumas dicas de Jogos matemáticos: desenvolvendo o raciocínio lógico!
Advinha
Esse é um jogo de adivinha. Seu filho tem que adivinhar objeto que você está pensando a partir da letra inicial e do grupo a que ele pertence.
Estou pensando em um objeto, que fica na cozinha e começa com P…
Estou pensando em uma fruta, que começa com M…
Correio Elegante
Mais um dos jogos de alfabetização. Onde você deve escrever cartas e bilhetes para o seu filho, e deixar escondido em locais onde ele possa encontrar. Isso estimula a leitura e a curiosidade, incentive-o também a responder os bilhetes. Nessa brincadeira é legal envolver a família toda e demais membros que fizerem parte da rotina da casa. Quanto mais gente participa, mais legal fica!
Hora da leitura
Acima de tudo, o meu conselho principal, sempre leia para o seu filho. Porque ao escutar uma história, ele desenvolve a linguagem, aprende novas palavras, tem acesso a língua culta, aprende o significado de palavras e expressões, cria, reinventa e solta a imaginação.
Você conhece mais alguma brincadeira? Visite o nosso blog e compartilhe conosco.