O processo de aprendizagem é complexo e, em alguns casos, algumas dificuldades podem surgir, interferindo no desempenho escolar e no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Nesses momentos, é fundamental buscar apoio profissional para compreender e lidar com tais dificuldades. Duas abordagens bastante utilizadas são o atendimento psicopedagógico e o atendimento neuropsicopedagógico. Mas afinal, qual delas é a mais indicada? Este artigo tem como objetivo esclarecer as diferenças entre essas abordagens e ajudar você a escolher o tipo de atendimento mais adequado às suas necessidades.
O que é o atendimento psicopedagógico?
A Psicopedagogia surgiu na década de 60, com o intuito de entender e intervir no processo de aprendizagem da mente humana. É considerado a relação entre aspectos emocionais, sociais, pedagógicos e cognitivos. Ele se baseia em princípios que envolvem a compreensão da singularidade de cada indivíduo, a valorização das experiências prévias, à compreensão dos aspectos cognitivos do sujeito, a forma como melhor aprende (metodologia e estratégias), sua relação com a aprendizagem e busca estimular a autonomia e progressos globais do aprendente.
Nesse tipo de atendimento, é realizada uma avaliação diagnóstica, que busca identificar as dificuldades e potencialidades do indivíduo em relação à aprendizagem. A etapa de avaliação envolve a observação clínica, entrevistas, testes (cognitivos, pedagógicos, afetivo-sociais e comportamentais), técnicas diversas de observação e análise da rotina do estudante e de seu material escolar. A partir dos resultados obtidos, são estabelecidos objetivos e estratégias de intervenção personalizados.
Durante a intervenção psicopedagógica, são utilizados recursos diversos, como jogos, técnicas lúdicas e estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades do indivíduo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, buscando superar as dificuldades de aprendizagem e promover o sucesso escolar.
O atendimento psicopedagógico também envolve a orientação e acompanhamento dos pais, professores, demais terapeutas e outros profissionais envolvidos no processo educativo. A parceria entre todos os envolvidos é essencial para criar um ambiente propício ao desenvolvimento e à superação das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo.
O que é o atendimento neuropsicopedagógico?
A neuropsicopedagogia surgiu no Brasil em 2008, e passou a ser mais conhecida nos últimos 10 anos. O atendimento neuropsicopedagógico é uma abordagem que integra os conhecimentos da neuropsicologia e da pedagogia, buscando compreender a relação entre a aprendizagem e o funcionamento cerebral. Essa abordagem reconhece que o cérebro desempenha um papel fundamental nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Possui uma grande base teórica nos estudos da Neurociência.
Nesse tipo de atendimento, também é realizada uma avaliação inicia, para investigar as funções cognitivas e o desempenho cerebral do indivíduo, com o objetivo de compreender como o funcionamento cerebral do indivíduo pode estar influenciando suas dificuldades de aprendizagem. Além de testes cognitivos, são utilizados também outros instrumentos para avaliar as questões emocionais e pedagógicas do aprendente.
Com base nos resultados obtidos, são desenvolvidas estratégias de intervenção personalizadas, que visam estimular áreas cerebrais relacionadas às dificuldades de aprendizagem identificadas. Essas estratégias podem incluir exercícios cognitivos, treinamentos específicos, utilização de tecnologias educacionais e outras técnicas que visam melhorar o desempenho cerebral e acadêmico do indivíduo.
O atendimento neuropsicopedagógico está centrado nas descobertas da neurociência e nas evidências científicas sobre o funcionamento cerebral, buscando otimizar as capacidades cognitivas e minimizar as dificuldades de aprendizagem.
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É importante ressaltar que o atendimento neuropsicopedagógico também pode envolver uma abordagem multidisciplinar, com a participação de profissionais de áreas como psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, entre outras, dependendo das necessidades específicas do indivíduo.
Qual abordagem é melhor abordagem?
Não existe uma abordagem melhor do que a outra entre o atendimento psicopedagógico e o neuropsicopedagógico. Ambas as áreas têm sua fundamentação e particularidades e linhas teóricas mais utilizadas. Elas se complementam, com suas práticas clínicas de avaliação e intervenção.
Na prática, o mais importante, é buscar um profissional, psicopedagogo ou neuropsicopedagogo que estude constantemente, que se atualize, que não pare no tempo e que esteja aberto a sempre aprimorar o seu trabalho. Os instrumentos de avaliação e intervenção são os mesmos, usados por essas duas áreas. Não há nenhum tipo de teste ou conhecimento restrito de uma área ou a outra.
Cada pessoa é única, e o atendimento deve ser personalizado, levando em consideração as necessidades individuais, as habilidades cognitivas e as dificuldades de aprendizagem específicas.
É fundamental buscar profissionais qualificados e especializados na área escolhida, seja para o atendimento psicopedagógico ou o neuropsicopedagógico. Esses profissionais possuem o conhecimento e a experiência necessários para realizar avaliações adequadas, identificar as dificuldades específicas do indivíduo e desenvolver estratégias de intervenção eficazes.
Quando buscar atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico?
Dificuldades de aprendizagem específicas
Estes atendimentos são recomendados quando há suspeita ou diagnóstico de dificuldades ou trastornos de aprendizagem, como dislexia (dificuldades na leitura e escrita), discalculia (dificuldades em matemática), disortografia (dificuldades na escrita), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros.
Problemas emocionais que interferem no desempenho escolar
Quando há problemas emocionais, como ansiedade, baixa autoestima, dificuldades de relacionamento, entre outros, que afetam o desempenho escolar, o atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico pode ajudar a lidar com essas questões emocionais e trabalhar sua influência na aprendizagem.
Dificuldades de concentração, atenção e organização
Se o indivíduo apresenta dificuldades em manter a concentração, ter atenção seletiva ou organizar-se de forma adequada, o atendimento psicopedagógico pode auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades cognitivas e na implementação de estratégias para melhorar a organização pessoal.
Dificuldades de linguagem e comunicação
O atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico pode ser buscado quando há atrasos ou dificuldades na linguagem oral ou escrita, como problemas de expressão, compreensão ou habilidades de comunicação social.
Dificuldades de adaptação escolar
Se a criança ou o adolescente apresenta dificuldades de adaptação ao ambiente escolar, como resistência em ir à escola, problemas de relacionamento com colegas ou professores, o atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico pode auxiliar na compreensão dessas dificuldades e na busca de estratégias para superá-las.
Orientação e apoio aos pais e educadores
Além do atendimento direto ao indivíduo, o atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico também pode oferecer orientação e apoio aos pais e educadores, visando a uma parceria na promoção da aprendizagem e no manejo das dificuldades.
Veja também: Acompanhamento psicopedagógico soluciona os problemas de aprendizagem?
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