Atendimento psicopedagógico ou reforço escolar

Atendimento psicopedagógico ou reforço escolar?

Atendimento psicopedagógico ou reforço escolar? Qual devo procurar?
Essa é uma dúvida muito comum dos pais e responsáveis quando seus filhos apresentam dificuldades ao longo do ano letivo. Os problemas podem ser causados por diversos fatores e, por isso, devem ser identificados para que a criança tenha um suporte adequado de auxílio no seu desenvolvimento.

Cada profissional, dentro das suas competências e formação, auxiliará a criança na conquista de habilidades daquilo que merece uma atenção especial. Então, vamos entender como cada área atua?

Atendimento psicopedagógico

No atendimento psicopedagógico são tratadas queixas relacionadas ao baixo rendimento escolar, vínculo negativo com a aprendizagem, dificuldades com metodologias e técnicas de estudo ou qualquer outra questão que esteja interferindo no rendimento escolar ou na capacidade de aprendizado. 

O Psicopedagogo é um profissional graduado normalmente em Psicologia ou Pedagogia e que fez uma pós graduação em Psicopedagogia. Separamos alguns sinais ou sintomas que podem ser observados e que sugerem que a criança necessita da ajuda de um psicopedagogo:

● Aquisição lenta do processo de leitura e escrita;
● Hiperatividade e impulsividade;
● Dificuldade na adaptação escolar;
● Trocas contínuas ou inversão de sons de letras ou palavras;
● Letra ilegível para a sua idade escolar;
● Falta de atenção, memória e concentração;
● Dificuldade em habilidades matemáticas;
● Desmotivação, falta de organização, baixo rendimento escolar, descumprimento de tarefas escolares

Reforço escolar

O reforço escolar é uma etapa que pode se fazer necessária quando há dificuldades com o conteúdo escolar. O reforço ajuda o estudante a compreender tópicos que não entendeu em sala de aula e a melhorar seu desempenho escolar.

Esse profissional que atua com reforço escolar, trabalha com métodos diferentes dos utilizados na escola de uma forma mais customizada e individualizada, ajudando o aluno a compreender o conteúdo e reforçando tópicos específicos da matéria estudada. 

O profissional que trabalha com reforço escolar deve ser graduado em sua área de ensino, exemplo: Matemática, Letras, História e Geografia. Alguns sinais de que seu filho precisa de reforço escolar são:

● Dificuldade em assimilar o conteúdo;
● Problema em acompanhar o ritmo da turma;
● Aversão a uma matéria específica;
● Falta de confiança para realizar tarefas;
● Dificuldade para ter uma rotina de estudos

É negativo meu filho precisar de reforço escolar ou atendimento psicopedagógico?

As pessoas costumam associar o reforço escolar a algo ruim, mas, na verdade, é uma ótima maneira de aprimorar aptidões, além das dadas nas aulas regulares. Muitas vezes apenas o que é abordado nas aulas regulares não é suficiente para um aprendizado orgânico, levando a necessidade do reforço escolar.

Tirar as principais dúvidas sobre uma matéria ou conteúdo em que o aluno não consegue entender é o principal objetivo da aula de reforço, que exige também um ótimo preparo dos educadores, pois, a metodologia precisa ser instigante, interativa e estimulante.

É natural que a criança passe, em algum momento de sua vida escolar, por dificuldades em determinadas matérias e que é facilmente dominada por outro, isso é muito comum. Sendo assim, o reforço vem para identificar esses impedimentos e ajudar os alunos nessa situação, incrementando seu conhecimento para que se sintam à vontade em aprender.

A psicopedagogia busca uma melhoria da relação do aluno com a aprendizagem e é comum crianças terem dificuldade em expressar suas necessidades e identificá-las. Nesse sentido, ela precisa de um auxílio para buscar a causa dos problemas existentes. É aí que o profissional desta área pode entrar e ajudar nessa busca!

Aqui na Evoluir Desenvolvimento Humano, temos uma equipe de psicopedagogas aptas e qualificadas para realizar todo o trabalho de avaliação e intervenção psicopedagógica! Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso trabalho e nos chamar em caso de dúvidas.