Tempo de leitura: 7 min
Para o estudante, a rotina de lição de casa é fundamental. Porque faz com que ele enfrente desafiospedagógicos fora do contexto escolar. Porém, mais frequente do que se imagina, este momento em casa, acaba se tornando estressante.
Passo 1 – Tenha um horário para se dedicar ao para casa, uma rotina.
Em uma rotina de estudos, estamos ensinando a criança que estudar é pra sempre. Além disso, quando damos a previsibilidade para a criança, ela poderá se preparar para aquele momento. Evitando interromper brincadeiras ou o programa preferido da TV.
Dica: Envolva a criança neste processo de fazer a lição de casa todos os dias. Além disso, defina junto a ela o melhor horário para realizar este estudo. Algumas crianças são mais produtivas no início do dia e outras depois de uma atividade física, por exemplo. Leve tudo isso em consideração para achar o horário ideal.
Passo 2 – Tenha um ambiente adequado
Evite interferências de outras pessoas da casa no momento da lição de casa. Assim como do telefone ou da TV facilita a concentração da criança no momento de executar a tarefa. A hora da lição de casa precisa ser respeitada por todos da casa, não só pela criança. Propicie sempre um ambiente tranquilo, bem arejado, ventilado e favorável aos estudos.
Dica: Enquanto a criança está concentrada em sua lição de casa, o restante da família pode aproveitar para também fazer os seus “deveres”, como mandar um e-mail de trabalho ou pagar contas pela internet. Se enquanto a criança estiver realizando a lição de casa e o restante da família se diverte com um filme, por exemplo, certamente o momento do para casa será odiado e rejeitado por ela.
Passo 3 – Participe
Pais que se envolvem pouco com a rotina de lição de casa do filho e preocupam-se somente em exigir que a lição de casa seja bem feita, passam para a criança a percepção de que a tarefa é algo chato e até desnecessária. Estar atento ao que a criança está aprendendo, envolver-se e se dispor a ajudar quando necessário é bem mais eficaz e influencia diretamente no interesse da criança.
Dica: Além do objetivo de enfrentar desafios pedagógicos fora do contexto escolar, o momento da lição de casa ajuda a construir autonomia com os estudos e a melhorar a capacidade de organização. Por isso, deixe que ela faça de forma mais autônoma, estando perto para ajudar, mas nunca fazendo por ela.
Passo 4 – Faça intervalos
Dependendo da idade escolar da criança, a lição de casa pode levar mais de uma hora para ser finalizado. Fazer um intervalo para um lanche rápido, levantar-se da cadeira e se desligar por alguns minutos, fará bem para a produtividade do seu filho. Ninguém raciocina bem quando está cansado.
Dica: Não busque, e nem incentive seu filho, a buscar a perfeição. Não exagere na autocritica, a lição de casa precisa ser executado de acordo com as habilidades da criança, e não dos pais.
Passo 5 – Para Casa não é castigo
Transformar a lição de casa, ou qualquer atividade de cunho educativo, em castigo é um grande erro e não deve ser feito. Os pais devem mostrar o valor que aquela atividade tem agora e ao longo de toda a vida, valorizando a importância daquele conhecimento ou habilidade.
Dica: Reconheça os avanços e elogie. Mostre que você acredita na capacidade do seu filho e incentive-o sempre.
Você pode conciliar a rotina de lição de casa com uma rotina de estudos para as provas escolares. Veja neste link, algumas dicas para estudar para as provas!
Lembre-se: Participar da rotina de lição de casa do filho é passo fundamental para bons resultados.
Até o próximo tema!