Tempo de leitura: 5 min
Tudo tranquilo, correndo bem, nada para se preocupar, mas eis que chegam as temidas provas escolares. Aí, começa a confusão! Toda semana de avaliações é a mesma coisa: calendário, conteúdos imensos, falta de tempo, várias horas seguidas estudando para as provas com o seu filho.
– E se o meu filho perder média?
– Se der um “branco”?
– Se ele ficar nervoso?
– Será que estudamos o suficiente?
Ufa! Mas quem disse que tem que ser assim? Calma! Estudar para as provas não precisa ser esse “Deus nos acuda”, muito pelo contrário, não ajuda em nada passar essa impressão negativa das provas para o seu filho, pois você está incentivando esse comportamento nele.
Muitas vezes, o estudante não precisa estudar para as provas pois possui domínio completo doconteúdo das avaliações, mas o resultado acaba não sendo positivo. Por detrás disso, pode haver um excesso de cobrança e pressão por parte da família e até mesmo do estudante. Por isso, é importante observar se você tem tomado atitudes assertivas, para ajudar o seu filho a controlar a ansiedade e obter sucesso nas provas, e não colaborar para deixá-lo mais inseguro.
Estudar para as provas é importante, porque propósito das avaliações é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, são diagnósticos essenciais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois avaliam o domínio dos conteúdos curriculares e o processo de aprendizagem no âmbito da sala de aula. São instrumentos que orientam a prática pedagógica e servem para mensurar a assimilação daquilo que foi ensinado. É também um retorno, não só para os professores, mas para o aluno e os pais, a respeito das competências que o estudante tem alcançado. Além disso, é através do erro que aprendemos muitas vezes, observando-os é possível encontrarmos grandes acertos e construirmos a aprendizagem.
As avaliações fazem parte da rotina escolar e irão acompanhar o seu filho por toda a vida acadêmica, por isso, é importante saber lidar bem e de forma natural com elas. O período das provas pode ser, ou não, complicado, dependendo da forma que você lida com ele. Estudar para as provas, necessita de alguns aspectos que colaboram muito para o sucesso nas avaliações, e se colocados em prática, podem ajudar a tornar este momento mais tranquilo, veja:
- Rotina de estudos
Estabelecer uma rotina diária de estudos é importante para criar e incentivar hábitos de estudo. Temos um artigo inteirinho abordando este tema, leia em: 7 dicas infalíveis para tornar a rotina de estudos infantil mais eficaz.
Estudar para as provas não é necessário apenas no dia da avaliação, o estudo deve ser frequente e administrado com disciplina.
- Organização
Planeje, sempre junto com o seu filho, a rotina de estudos. Assim, tenha sempre em mãos o calendário escolar, com as datas das avaliações, entregas de trabalhos e demais compromissos acadêmicos. Organize-se para garantir um tempo para o estudo dos conteúdos. De forma gradativa, sem acumular para as vésperas de provas.
- Dever de casa
O dever de casa, quando bem feito, torna-se uma excelente ferramenta de auxilio nos estudos. Também temos um artigo inteirinho dedicado a uma rotina produtiva de para casa, leia em: 5 passos para uma rotina de para casa produtiva e sem estresse. Oriente seu filho, para que ele tire o melhor proveito do dever de casa. Porque ele não deixa de ser uma ferramenta de estudo.
- Material de estudo
Os livros e cadernos devem estar organizados e com os conteúdos em dia. Porque esses materiais são a principal fonte de consulta durante os momentos em que for estudar para as provas. E muita atenção às correções feitas em sala de aula. Examine se seu filho tem realizado a correção e se não tem respostas incorretas ou incompletas no caderno. Porque, isso, pode prejudicar a revisão dos conteúdos.
- Descanso
Ao estudar para as provas, reserve um tempo para o lazer e o descanso, principalmente na véspera das avaliações. Garantir que seu filho se alimente bem e tenha uma boa noite de sono colabora para controlar a ansiedade e estar mais bem-disposto na hora da avaliação.
- Evite momentos de grande tensão e cobrança
Muitos estudantes se preparam bem para as avaliações, mas os resultados, algumas vezes, acabam não vindo. Frequentemente, isso acontece pelo estado emocional em que ele se encontra. Porque, ele pode ficar nervoso ou muito ansioso na hora da prova e não conseguir colocar em prática tudo o que estudou.
Pais também se pegam em estado de extrema ansiedade no período de provas do filho. O que contribui negativamente para que os bons resultados sejam alcançados. Passe confiança, encoraje a criança e busque relaxar. Acredite, o bom estado emocional é fundamental para a execução de uma boa prova.
Então, é isso! Organize-se, é bom estudar para as provas previamente com o seu filho. Se não for possível, procure ajuda especializada, mas principalmente antecipe-se, não deixe para a última hora a dedicação dos estudos para as avaliações. Espero que tenha ajudado. Visite os demais artigos do nosso blog, aqui você encontra várias dicas e orientações valiosas como esta.