Transtorno Opositivo Desafiador

Desobediência ou Transtorno Opositivo Desafiador?

Você já ouviu falar de Transtorno Opositivo Desafiador? É uma condição comportamental em crianças caracterizada por episódios recorrentes de desobediência, irritação, teimosia e hostilidade. A diferença entre a desobediência e o TOD está na intensidade, já que a primeira situação ocorre em determinados momentos e a segunda, em praticamente todos.

As crianças podem ter momentos de fúria e indignação, assim como qualquer adulto. Afinal, sentir raiva é um instinto humano e é importante que todos aprendam a controlá-la ao longo do desenvolvimento.

Porém, quando os acessos de raiva persistem e a criança se recusa a obedecer e desenvolve o hábito de discutir com os adultos, é possível que ela esteja desenvolvendo Transtorno Desafiador Opositivo.

Alguns sintomas do Transtorno Desafiador Opositivo são:

● Discussões frequentes com pais, colegas de sala e professores;
● Acessos de raiva;
● Comportamento vingativo;
● Não aceita ordens;
● Importuna outras pessoas deliberadamente;
● Ansiedade e agitação

Possíveis causas do Transtorno Opositivo Desafiador

O Transtorno Opositivo Desafiador não tem uma causa específica, mas os especialistas acreditam que o surgimento seja influenciado por alguns fatores como: predisposições neurobiológicas, falta de atenção, abusos ou crescimento e desenvolvimento num ambiente com comportamentos agressivos, inconsistentes ou negligentes.

TOD tem relação com TDAH e Transtorno do Espectro Autista?

Não é regra que o Transtorno Opositivo Desafiador venha acompanhado destes outros transtornos, mas eles podem estar sim associados e são identificados por dificuldades cognitivas, sociais e emocionais.

Como eles possuem sintomas parecidos, é preciso conhecer suas características para reconhecê-los e diferenciá-los. Acima já listamos algumas caraterísticas do TOD, agora vamos ver alguns sinais do TEA e do TDAH:

TEA (Transtorno do Espectro Autista): Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação e interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Também podem demonstrar desconforto ou estranheza na hora de receber afeto, dificuldade em falar sobre seus sentimentos e compreender ou prever os sentimentos dos outros e podem ter sensibilidade a luz, ao toque e a barulhos.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade): os principais sintomas deste transtorno são: dificuldade na autorregulação da atenção e concentração, podendo ser acompanhado de inquietação e hiperatividade. Pessoas com TDAH tendem a ser mais distraídas e agitadas e têm dificuldades com a finalização de tarefas, com organização e administração do tempo.

Os três transtornos possuem semelhanças, como: presença de alguma forma de hiperatividade, dificuldades de adaptação a novos ambientes e de se relacionar, surgimentos dos sintomas da primeira infância, comportamentos inadequados e que podem ser confundidos como falta de interesse ou de educação e dificuldade de concentração nas tarefas domésticas e escolares.

Acho que meu filho tem Transtorno Desafiador Opositivo, o que fazer?

Toda criança apresenta comportamentos desafiadores como birras e desobediência em algum estágio do seu desenvolvimento. Portanto, é difícil separar essas condutas típicas do desenvolvimento de doenças como o Transtorno Desafiador Opositivo.

A gravidade e a persistência desses comportamentos são fatores determinantes para o diagnóstico. Uma das características do TOD é justamente a persistência do comportamento desafiador.

É comum crianças de 3 e 4 anos apresentarem comportamentos desafiadores à medida que aprendem a lidar com frustrações. No entanto, se esse sintoma não desaparecer com o tempo, pode ser um sinal de Transtorno Opositivo Desafiador.

Quando os pais ou responsáveis percebem que a criança está apresentando uma desobediência exagerada, hostilidade e um comportamento muito desafiador é importantíssimo procurar um psicólogo ou psiquiatra infantil. Um dos tratamentos mais utilizados para o TOD é a psicoterapia individual e familiar.

O objetivo é ajudar os pais a encontrarem um meio-termo entre permissividade e autoritarismo. Com o auxílio de um profissional, os responsáveis podem incentivar comportamentos saudáveis em seus filhos e estabelecer uma comunicação clara e um ambiente de respeito.