meu filho nao sabe perder

Meu filho não sabe perder. 8 dicas eficientes que ajudarão seu filho a lidar com as frustrações

Tempo de leitura: 4 minutos.

Sejamos sinceros: Ninguém gosta de perder! Nem nós, os adultos, nem os nossos pequenos. E no mundo competitivo em que vivemos, quanto antes as crianças aprenderem a lidar com as frustrações, mais preparadas elas estarão para enfrentar os desafios da vida.

Para as crianças, e para nós, adultos, vencer é muito prazeroso, fortalece a autoestima e envolve superação. Porém, nem sempre é possível ganhar, e muitas vezes a criança acaba sentindo muito mais as perdas do que as vitórias. É a partir desse momento que os pais devem ficar alertas.

A frustração não precisa ser encarada como algo ruim, ela é importante para o amadurecimento e para a construção da personalidade de cada um de nós. Tolerar o insucesso faz com que a criança se sinta mais segura e aprenda a lidar de forma saudável com seus sentimentos, mas é necessário equilíbrio, frustrar demasiadamente o filho pode desencadear sentimentos de incompetência, incapacidade e baixa autoestima.

O importante é que ele entenda que nem sempre acontece o que esperamos em nossas vidas, e, para isso, listamos algumas dicas:

1) Deixe seu filho perder:

Muitas vezes queremos proteger nossa prole da frustração, evitando que eles percam, então facilitamos e manipulamos o jogo para que eles tenham a tão sonhada vitória. Porém, ao fazer isso, estamos tirando de nossos filhos a oportunidade de obter um grande aprendizado que os acompanharão pelo resto da vida. Ao aprender a lidar com a frustração, a criança estará preparada para superar as dificuldades que surgirem em seu caminho.

2) Respeitem as regras:

Antes de iniciar qualquer jogo a criança precisa saber quais são as regras e que elas não podem ser mudadas no decorrer da brincadeira. É natural que a criança tente burlar alguma norma para vencer, no entanto, ao ensiná-la a respeitar o regulamento, estará ensinando também a ter responsabilidade e a honrar os compromissos que assume.

3) Converse com seu filho:

Perder não é o fim do mundo! Pode parecer óbvio e até clichê, mas é a mais pura verdade e a criança precisa entender isso. É importante que ela compreenda que ninguém é bom em todas as coisas e mesmo quando somos bons, não somos bons o tempo todo, e algumas vezes a sorte simplesmente não está ao nosso lado. Mostre que isso é natural, ajude-a a identificar qual é o aspecto que precisa ser melhorado e ofereça-lhe a oportunidade de tentar novamente.

 

4) Tenha empatia:

Seja empático aos conflitos do seu filho. Diga a ele como você lida com suas próprias perdas, conte como você se sente, e qual a estratégia que usa para tentar contornar a situação. Mostre que a frustração também lhe causa desconforto. Quando você compartilha seus sentimentos a criança se sente acolhida e mais aberta ao diálogo.

5) Seja exemplo:

Seu filho se espelhará em você, portanto mostre a ele espírito esportivo, ensine-o, de preferência por meio do exemplo, a parabenizar o ganhador quando ele perder e a não sair por aí se gabando quando ele ganhar. Mostre-o como a brincadeira pode ser divertida, independente do resultado final.

6) Elogie seu filho:

Quem não gosta de ser elogiado? Além de nos dar autoconfiança, nos motiva a dar o nosso melhor. Então, elogie seu filho! Mas não pode ser um elogio qualquer, identifique as habilidades dele e faça elogios sinceros. Ressalte seus pontos positivos, mesmo que ele perca. Não valorize apenas os resultados, elogie todo o processo do jogo.

7) Não ceda às birras:

Resista a tentação de ceder às birras. Algumas vezes parece mais fácil fazer o que a criança quer para acabar logo com sua fúria, porém se ela ver que tal atitude tem o resultado que ela espera, irá sempre usar esse recurso. Dê espaço para o pequeno se acalmar e explique a ele que esta não é a melhor forma de lidar com a situação. Nos primeiros episódios poderá ser mais difícil e sofrido para ele, mas, com o tempo, este comportamento tende a melhorar.

Veja também: Meu filho não sabe perder. 8 dicas eficientes que ajudarão seu filho a lidar com as frustrações

8) Mantenha a Calma:

Por último, mas não menos importante, mantenha a calma. Se os pais reagem com irritação à frustração da criança, a situação ficará cada vez pior. Por mais que possa ser estressante, devemos nos lembrar que nós somos os adultos, então cabe a nós termos autocontrole para poder ensiná-los. Mantenha-se sereno para ajudá-lo a compreender e lidar com suas emoções.

Espero que estas dicas lhe ajudem a lidar com os desafios. Um abraço e até o próximo post!

Ludmila dos Santos - Pedagoga
Ludmila dos Santos – Pedagoga